quinta-feira, 27 de setembro de 2012
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Semana da Pátria
BRASILEIRO, o Brasil somos todos nós!
Estão dizendo por aí que o país anda de mal a pior, que está a beira do abismo.
È corrupção, violência, não adianta fazer mais nada.
O Brasil acabou.
Como é que é? O Brasil acabou?
Como é que o Brasil acabou, se o Brasil somos nós? Você, eu.
Em cada lugar, em cada canto desse país tem alguém que não se deixa derrotar, fazendo alguma coisa produtiva, criando um Brasil digno, um Brasil que prospera, que trabalha, que cria soluções honradas.
E é no dia a dia da nossa vida que a gente faz esse outro Brasil.
Os alunos, professores e toda a Escola homenagearam a Pátria demonstrando assim o respeito e o civismo de bons brasileiros.Os alunos da 1ªsérie I e 3ªsérie I apresentaram Dias Melhores (Jota Quest) acompanhados pela professora Wanderléia
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Eu Etiqueta
Os alunos da 8ª série dos turnos matutino e vespertino após terem estudado o Imperialismo Europeu do século XIX fizeram a interpretação do poema Eu Etiqueta de Carlos Drummond de Andrade, percebendo a dominação cultural, ideologia existente hoje e praticada principalmente pelos meios de comunicação. O resultado dessa interpretação foi a contrução em grupo de um "Eu Etiqueta"
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Noite Cultural
Faxinal dos Guedes 54 Anos
A Escola Santa Terezinha apresenta na Noite Cultural a
Dança da Peneira
A dança da Peneira é também conhecida como a Dança da Colheita. Ela dá a ideia de camponeses, indo para o trabalho e no caminho interrompem a caminhada para dançar. A peneira é objeto indispensável ao oficio, pois representa a colheita de grãos.
Na coreografia repetem-se gestos realizados na colheita, correspondentes a colher, mexer, abanar, sacudir e amontoar os grãos e terminam festejando a colheita.
Como a maioria dos nossos primeiros colonizadores descendentes de italianos, povo alegre, amante da música, do canto e da dança, não seria de estranhar que fossem para o trabalho rural cantando e dançando. Assim, Faxinal dos Guedes comemora 54 anos de construção coletiva conquistas e desafios, procurando conservar as tradições e transmitindo-as de geração em geração.
Como a maioria dos nossos primeiros colonizadores descendentes de italianos, povo alegre, amante da música, do canto e da dança, não seria de estranhar que fossem para o trabalho rural cantando e dançando. Assim, Faxinal dos Guedes comemora 54 anos de construção coletiva conquistas e desafios, procurando conservar as tradições e transmitindo-as de geração em geração.
A Escola Santa Terezinha representada pelas alunas Thauana, Beatriz, Jhenifer, Jaine, Thauany,Camila Oliveira, Emely, Larissa, Ana Laura, Alechisa, Emanuele, Sabrina, Fernanda, Camila, Karolaine, Julia, Milena, Ana Paula, Laura, Heloisa, Cintia e pelas professoras Alessandra Bruchez e Neide Pedroso.
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Projeto Adolescer Saudável.
A adolescência é um período entre a infância e a fase adulta. Segundo a organização mundial da saúde esse período é estabelecido entre 10 a 20 anos de idade, já o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece outra faixa etária: dos 12 aos 18 anos. È um período no qual o individuo passa por muitas mudanças físicas, psicológicas e tem como características as chamadas “revoltas”, manias e várias outras atitudes. É nesse momento que os jovens começam a conhecer a relação entre homem e mulher.
Trata-se da etapa da vida em que ocorrem a maturação sexual, o acirramento dos conflitos familiares e o processo de formação e cristalização de atitudes, valores e comportamentos que irão determinar sua vida futura e na qual se inicia a cobrança de maiores responsabilidade e a definição do futuro profissional.
Muitos são os desafios e as mudanças próprias desse período, no qual muitos adolescentes e jovens podem incorrer em comportamentos de risco.
Este projeto objetiva informar, discutir, refletir sobre as características da adolescência e assim reduzir os riscos aos quais se encontra mais exposto, como a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis/AIDS.
O trabalho destina-se ao publico adolescente e baseia-se em ações educativas promovidas pelas equipes de saúde na família. O projeto será desenvolvido na Escola Santa Terezinha no período de 06/08 á 31/08/2012, envolvendo adolescentes que freqüentam a 6º, 7º e 8º séries.
O programa consiste na realização de 04 encontros, com duração de 2 horas, sendo um por semana, onde serão realizadas palestras, oficinas, sessões de vídeo, trabalhos em grupo e discussões de diversos temas.
Palestrantes: Zuleica Guerra, Fernanda Fachinello, Daniani Ferraz, Gabriela Pavelski, Camila Maran, Eliete I. Gaff Ampolini, Magali Rosset, Carla Virginia Zanferari, Jucilde Waiciekoski, Cristiane Salete Paravisi, Sidiane Camilotti, Rita Saretto.
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Para refletir
Os alunos do 4º ano vespertino e 5º ano matutino, com o auxílio da professora Marilete, no dia 05 de junho tiveram a oportunidade de conhecerem mais sobre a real situação que envolve o Meio Ambiente através de diálogo, reportagens lidas e assistidas. Oportunidade esta de estrapolar sua criatividade através de cartazes que serão expostos nete feriado de Corpus Chríst, para reflexão e conscientização da população faxinalense.
Semana do Meio Ambiente
Nesta semana as atividades sobre o Meio Ambiente são intensas em muitos lugares; mas o que realmente preserva são nossas atitudes diárias de cuidado, conservação, reciclagem e envolvimento com a causa ambiental. Veja algumas atvidades já desenvolvidas por alunos, professores, direção e funcionários da Escola Santa Terezinha.
Diante da necessidade de repensarmos algumas atitudes da sociedade em relação ao meio ambiente, os alunos de 7ª e 8ª série na disciplina de História sob a orientação da professora Ana Letícia Rebelatto, produziram trabalhos com objetivos de mostrar a realidade e apontar possíveis soluções para os problemas ambientais. Os trabalhos realizados foram:
-Desenhos do meio ambiente na antiguidade comparados com meio ambiente hoje;
-Acrósticos a partir do nome dos alunos;
-ABC do meio ambiente e cartazes com recorte e colagem sobre o meio ambiente que temos e o meio ambiente que queremos.
sexta-feira, 1 de junho de 2012
O futuro do nosso planeta está em nossas mãos
Os alunos da 4ª série, matutino orientados pela professora Sônia realizaram o trabalho do Meio Ambiente.
Após a reflexão feita sobre a importância do Meio Ambiente destacou-se algumas palavras que o representam: VIDA, PRESERVAÇÃO, AR PURO, PROTEGER FAUNA E FLORA, LIXO NO LIXEIRO,ÁGUA POTAVÉL, RECICLAGEM, REFLORESTAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO ...
Os alunos trouxeram gravuras, poesias e textos. A partir da poesia reuniram-se em dupla, montaram os painéis e apresentaram para a turma.
Sabemos que a nossa vida depende da terra por isto é obrigação de todos proteger o meio Ambiente.
Precisamos de cidadãos conscientes que buscam encontrar soluções para os problemas que o nosso Planeta enfrenta; sabendo que o mundo muda quando mudamos nossas atitudes na defesa dos diferentes recursos naturais existentes.
“ lembre-se o futuro do nosso planeta está em nossas mãos, não espere pelo outro".Minha casa, meu espaço
Sob a orientação da professora Daniela Droppa Casagrande, os alunos da 2ª série vespertino puderam construir as noções de espaço e leitura topográfica através de representações em maquetes. “Os conceitos básicos, são desenvolvidos e apreendidos ainda na primeira infância, é através de representações atividades lúdicas que a criança assimila e contextualiza com a realidade que a cerca.”
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Tabagismo
Hoje no Dia de Combate ao Tabagismo a Escola Santa Terezinha participou do circulo de Palestras realizadas pelo Policial instrutor do PROERD Jean Marcos do Nascimento.
O palestrante falou sobre as principias doenças causadas pelo tabaco ( fumo, cigarro) e da liberdade de escolha de cada um. "Se sabemos dos malefício do cigarro e ainda assim escolhemos fumar, estamos decidindo adoecer e até morrer antecipadamente". Faça sua escolha pela vida e pela saúde!
terça-feira, 29 de maio de 2012
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Contextualizando o conhecimento
Para deixarmos de lado a educação baseada na formação de modelos, memorização e fragmentação do conhecimento, nos é proposto o trabalho interdisciplinar e contextualizado.
A interdisciplinaridade utiliza conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema. A contextualização do conteúdo traz importância ao cotidiano do aluno, mostra que aquilo que se aprende em sala de aula, tem aplicação prática em nossas vidas.
O contexto dá significado e deve basear-se na vida social, partindo desse princípio e aproveitando-se do conhecimento prévio do aluno foi possível planejar o trabalho com maquete, fazendo com que alguns conceitos fossem relembrados e outros realizados a aquisição e assimilação, dentre estes conceitos foram trabalhados em sala os conceitos de: localização dos bairros, centros e distrito do município (Geografia); A limpeza e a higienização das ruas do município para a efetivação da boa saúde (Ciências); A verificação e conhecimento das diferentes linhas e curvas existente nas ruas e casas (Artes); A história do município (História); Produção de poesia falando das diferentes formas de linhas e curvas estudadas (Português).
O trabalho desenvolveu-se dentro e fora da sala de aula com alunos da 5ª série 02, da Escola Municipal Santa Terezinha, do município de Faxinal dos Guedes, sob a orientação da professora Márcia de Ramos Zanaro.
“A realização deste trabalho foi gratificante, pois não é possível negar a importância da interdisciplinaridade em sala de aula, transformar as disciplinas específicas em núcleo comum faz com que o processo ensino-aprendizagem se efetive num todo, trazendo alunos mais motivados para a sala de aula.” (Márcia R. Zanaro)
sexta-feira, 11 de maio de 2012
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Origem da humanidade
Os alunos da 7ª série matutino e vespertino, durante as aulas de História, desenvolveram sob a orientação da professora Ana Letícia Rebelatto trabalhos sobre a origem da humanidade e sua evolução durante a pré-história. Conhecendo assim seus hábitos e costumes, demonstrados a partir de produção de textos e montagem das cavernas.
Assinar:
Postagens (Atom)