quarta-feira, 6 de junho de 2012

Projeto Adolescer Saudável.

A adolescência é um período entre a infância e a fase adulta. Segundo a organização mundial da saúde esse período é estabelecido entre 10 a 20 anos de idade, já o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece outra faixa etária: dos 12 aos 18 anos. È um período no qual o individuo passa por muitas mudanças físicas, psicológicas e tem como características as chamadas “revoltas”, manias e várias outras atitudes. É nesse momento que os jovens começam a conhecer a relação entre homem e mulher.
            Trata-se da etapa da vida em que ocorrem a maturação sexual, o acirramento dos conflitos familiares e o processo de formação e cristalização de atitudes, valores e comportamentos que irão determinar sua vida futura e na qual se inicia a cobrança de maiores responsabilidade e a definição do futuro profissional.
Muitos são os desafios e as mudanças  próprias desse período, no qual muitos adolescentes e jovens podem incorrer em comportamentos de risco.
Este projeto objetiva informar, discutir, refletir sobre as características  da adolescência e assim reduzir os riscos aos quais se encontra mais exposto, como a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis/AIDS.
O trabalho destina-se ao publico adolescente e baseia-se em ações educativas promovidas pelas equipes de saúde na família. O projeto será desenvolvido na Escola Santa Terezinha no período de 06/08 á 31/08/2012, envolvendo adolescentes que freqüentam a 6º, 7º e 8º séries.
O programa consiste na realização de 04 encontros, com duração de 2 horas, sendo um por semana, onde serão realizadas palestras, oficinas, sessões de vídeo, trabalhos em grupo e discussões de diversos temas.

Palestrantes: Zuleica Guerra, Fernanda Fachinello, Daniani Ferraz, Gabriela Pavelski, Camila Maran, Eliete I. Gaff Ampolini, Magali Rosset, Carla Virginia Zanferari, Jucilde Waiciekoski, Cristiane Salete Paravisi, Sidiane Camilotti, Rita Saretto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário