quinta-feira, 17 de maio de 2012

Contextualizando o conhecimento

              Para deixarmos de lado a educação baseada na formação de modelos, memorização e fragmentação do conhecimento, nos é proposto o trabalho interdisciplinar e contextualizado.
            A interdisciplinaridade utiliza conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema. A contextualização do conteúdo traz importância ao cotidiano do aluno, mostra que aquilo que se aprende em sala de aula, tem aplicação prática em nossas vidas.
            O contexto dá significado e deve basear-se na vida social, partindo desse princípio e aproveitando-se do conhecimento prévio do aluno foi possível planejar o trabalho com maquete, fazendo com que alguns conceitos fossem relembrados e outros realizados a aquisição e assimilação, dentre estes conceitos foram trabalhados em sala os conceitos de: localização dos bairros, centros e distrito do município (Geografia); A limpeza e a higienização das ruas do município para a efetivação da boa saúde (Ciências); A verificação e conhecimento das diferentes linhas e curvas existente nas ruas e casas (Artes); A história do município (História); Produção de poesia falando das diferentes formas de linhas e curvas estudadas (Português).
            O trabalho desenvolveu-se dentro e fora da sala de aula com alunos da 5ª série 02, da Escola Municipal Santa Terezinha, do município de Faxinal dos Guedes, sob a orientação da professora Márcia de Ramos Zanaro.
“A realização deste trabalho foi gratificante, pois não é possível negar a importância da interdisciplinaridade em sala de aula, transformar as disciplinas específicas em núcleo comum faz com que o processo ensino-aprendizagem se efetive num todo, trazendo alunos mais motivados para a sala de aula.” (Márcia R. Zanaro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário