CRUSARO, Josiane *
Um dos maiores desafios da contemporaneidade que se apresenta definida por incertezas e mudanças (pensamento, paradigmas, ideologias) é a consolidação dos Direitos Humanos a fim de extinguir a violência seja ela física, verbal ou psicológica que afeta milhões de pessoas em nossa sociedade em diferentes espaços e locais.
Sabemos que as gerações passadas foram marcadas por conflitos religiosos, étnicos, culturais, políticos e econômicos, o que resultaram em milhares de vidas perdidas. No século XXI, auge da tecnologia e informação, onde a globalização rompeu fronteiras, infelizmente o preconceito não se extirpou de nossa sociedade e práticas de xenofobia, discriminações e violência são cada vez mais comuns no nosso dia-a-dia.
O próprio ambiente escolar tem sido espaço propício a difusão da exclusão do/a aluno/a devido à religião, etnia, cultura, classe social e sua própria bagagem de conhecimento/aprendizagem quando a comunidade escolar não desenvolve projetos voltados aos direitos humanos e orientações para o respeito à diversidade e convivência com o outro.
Na discussão sobre a inserção dos Direitos Humanos e respeito à Diversidade Cultural, vêm à tona no ambiente escolar o componente Ensino Religioso que possui por objeto de estudo o fenômeno religioso, contribuindo na formação do cidadão por estabelecer a conversação/diálogo com o Outro e possibilitar a convivência com as diversidades existentes.
O Ensino Religioso enquanto área do conhecimento busca compreender/entender as diferenças existentes abordando para a prática da (com) vivência, da alteridade e do respeito ao Outro, pois não somos capazes de viver sozinhos e a beleza do mundo está na Diversidade.
Nesse novo viés, esperamos que a esperança em prol de um mundo melhor não seja apenas sonho; basta cada um de nós (re) conhecer a importância do Ser Humano tratando-o humanamente e seguindo a regra de ouro: faças aos outros aquilo que queres que façam a ti!
* Professora de Ensino Religioso da Rede Estadual e Municipal de Faxinal dos Guedes/SC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário