sexta-feira, 27 de maio de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

      O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Atualmente, a causa ambiental está sendo o centro de muitas discussões entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades locais. Tomar atitudes individuais em prol da preservação do meio ambiente é um grande passo nessa grande luta que se estende por todo o mundo, ajudando a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas.
Com o objetivo de conscientizar os educandos da necessidade dos cuidados com o meio ambiente e motivá-los a serem multiplicadores de ações e atitudes enquanto cidadãos responsáveis por esse bem tão valioso nessa semana tiveram algumas atividades diferenciadas para comemorar a Semana do Meio Ambiente:
*Palestra com representante da CASAN
*Visita a estação de tratamento
*Visita a PCH Santa Laura
*Visita a Empresa Avelino Bragagnolo S/A
Palestrante Sr Osni Vieira dos Santos

Visita a estaçao de tratamento de Água



          Nosso agradecimento especial ao Sr. Osni Vieira dos Santos e Sidinei Gonçalves responsáveis pela demostração de todo o processo de tratamento de água realizado na CASAN do nosso município e também as professoras Raquel D. de Oliveira e Maricélia  Rossi de Oliveira responsáveis pelo projeto.

          No dia 05 de Julho a 6ª Série 2 acompanhados das Profªs Raquel e Lindamir realizaram o plantio de mudas nativas no viveiro municipal com o objetivo de proporcionar maior contato dos alunos com o meio ambiente.

    quinta-feira, 19 de maio de 2011

    Ensino Religioso e Direitos Humanos

    CRUSARO, Josiane *

    Um dos maiores desafios da contemporaneidade que se apresenta definida por incertezas e mudanças (pensamento, paradigmas, ideologias) é a consolidação dos Direitos Humanos a fim de extinguir a violência seja ela física, verbal ou psicológica que afeta milhões de pessoas em nossa sociedade em diferentes espaços e locais.
                  Sabemos que as gerações passadas foram marcadas por conflitos religiosos, étnicos, culturais, políticos e econômicos, o que resultaram em milhares de vidas perdidas. No século XXI, auge da tecnologia e informação, onde a globalização rompeu fronteiras, infelizmente o preconceito não se extirpou de nossa sociedade e práticas de xenofobia, discriminações e violência são cada vez mais comuns no nosso dia-a-dia.
                O próprio ambiente escolar tem sido espaço propício a difusão da exclusão do/a aluno/a devido à religião, etnia, cultura, classe social e sua própria bagagem de conhecimento/aprendizagem quando a comunidade escolar não desenvolve projetos voltados aos direitos humanos e orientações para o respeito à diversidade e convivência com o outro.
    Na discussão sobre a inserção dos Direitos Humanos e respeito à Diversidade Cultural, vêm à tona no ambiente escolar o componente Ensino Religioso que possui por objeto de estudo o fenômeno religioso, contribuindo na formação do cidadão por estabelecer a conversação/diálogo com o Outro e possibilitar a convivência com as diversidades existentes.
    O Ensino Religioso enquanto área do conhecimento busca compreender/entender as diferenças existentes abordando para a prática da (com) vivência, da alteridade e do respeito ao Outro, pois não somos capazes de viver sozinhos e a beleza do mundo está na Diversidade.
    Nesse novo viés, esperamos que a esperança em prol de um mundo melhor não seja apenas sonho; basta cada um de nós (re) conhecer a importância do Ser Humano tratando-o humanamente e seguindo a regra de ouro: faças aos outros aquilo que queres que façam a ti!
    * Professora de Ensino Religioso da Rede Estadual e Municipal de Faxinal dos Guedes/SC.

    segunda-feira, 16 de maio de 2011

    Viajando no Mundo Literário

     Projeto Ziraldo
    "É no encontro com qualquer tipo de literatura, que temos a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer nossa experiência de vida. Neste sentido a literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologia".


                O Projeto Ziraldo está sendo desenvolvido pelos alunos do 3º ano 1 e 2, professoras Jussara Stedille, Marilete T. Giaretton; coordenadora Janete Bonatto Gonçalves e Orientadora Marlova Ritter Damo e visa o conhecimento da vida e obra de Ziraldo através de leituras, pesquisas e atividades relacionadas a ele. O qual despertou nos alunos do 3º ano interesse, curiosidade e muita imaginação através das histórias lidas em sala de aula.
              Após várias leituras escolhemos a Historia “Um AMOR de Família” para confeccionar o livrinho. Pois a história é encantadora onde o menino além de apresentar sua família conhece uma tia muito especial e com ela aprende a palavra AMOR em vários idiomas.
    Veja:

    Fonte: Cantinho da Educação Infantil

    terça-feira, 10 de maio de 2011

    Diversidade Cultural

    (Com)viver com a Diversidade Cultural existente e compreender a importância do Outro é fator primordial para a consolidação de um mundo justo, igualitário e de respeito aos Direitos Humanos.
    As 7ª séries 01 e 02 (8° ano) após estudo sobre a Diversidade Cultural realizaram atividade proposta que consistia em:
     → pensar que cada qual estivesse indo viajar para o país que sempre sonhou tendo como direito levar apenas uma mala sendo que, a viagem não tinha volta, era apenas de ida.
    Na representação de uma mala, cada estudante estaria ilustrando/colando imagens ou escrevendo objetos que levaria para lembrar-se da tradição religiosa, das pessoas especiais em sua vida, dos costumes adquiridos, dos estudos realizados, das amizades, valores, etc.

    Referencial Bibliográfico: NARLOCH, Rogério Francisco. Redescobrindo o Universo Religioso. Volume 08, 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2007 (p 20).

    Disciplina: Ensino Religioso.
    Séries: 7ª série 01 e 02.
    Professora: Josiane Crusaro.

    Recital de Poesias


     A poesia faz parte do cotidiano e é produzida a cada instante em que a emoção sobressai a razão. Dessa forma, relatar a vida em versos e analisar o mundo por meio das rimas torna ainda mais prazeroso o ato de viver. Singela, simples e significativa surge a poesia " O Homem que amava caixas" e "Meu Livro" tema da hora cívica do primeiro bimestre e foco do recital de poesias apresentado pelos alunos dos 2º ano 1 e 2 e 8ª série 1 e 2.  





    Professoras responsáveis: Mariana Grigol, Odete Ozelame e Dianete S.Ogliari

    Pessoas Especiais



    Quem não perdeu alguém especial?

                Ao longo da história, o ser humano vem procurando e elaborando respostas para a vida e a morte. Neste processo, as religiões tem se constituído como campos de referência para explicação do sentido da existência.
                Para se apropriar desse acontecimento, as 8ª séries utilizaram-se da leitura e interpretação de poesias, músicas e textos a fim de identificar as concepções que envolvem diferentes grupos religiosos.
                No desenvolvimento da aprendizagem, cada estudante ouviu a história de Pedro, um marinheiro que em meio à tempestade no mar, não conseguiu salvar-se. Na busca por Pedro, um grupo de pescadores encontrou apenas sua camisa (resultado obtido a partir de dobradura realizada) que restou em uma lembrança. Assim como Pedro, muitas pessoas especiais partiram e também deixaram lembranças (não apenas em bens materiais, mas sentimentais). O objetivo da atividade resultou em escrever na parte interna da camisa frases, ensinamentos ou lembranças de pessoas especiais que fizeram parte de nossa vida.
                Ao término da atividade proposta, cada estudante pode perceber a importância da vida e compreender que, todos/as já perderam alguém especial. Ouve a apresentação dos trabalhos em semicírculo e foi possível ouvir diferentes histórias e ensinamentos que contribuíram no aprendizado de cada qual.
    Disciplina: Ensino Religioso  
    Séries: 8ª 01 e 8ª 02               
                                                                                                                    Professora: Josiane Crusaro 
                     




     

    sexta-feira, 6 de maio de 2011

    Água Fonte de Vida


    Dia das Mães


     A Escola Santa Terezinha deseja a todas as Mães Faxinalenses
    Saúde,
    Paz,
    Amor,
    Alegria,
    Conquistas e
    Muitas Felicidades.

    Lembranças confeccionadas pelos alunos e professores da Escola serão distribuídas às mães dos alunos.