quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Momento de Ação de Graças

A Escola Santa Terezinha realiza no encerramento do Ano Letivo o momento de Ação de Graças.

Reciclagem com Garrafas Pet

No período de Outubro a dezembro de 2014, da Escola Municipal Santa Terezinha realizaram o Projeto de Reciclagem de garrafas pet encontrados na cidade. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Artes pela Professora Elizandra Ribeiro, que contou com a ajuda dos alunos e funcionários da comunidade escolar.
Os objetivos do projeto foram: sensibilizar os alunos sobre as questões ambientais, destacar a importância da reciclagem para o meio ambiente e fornecer condições técnicas aos alunos para criarem peças artesanais com o tema Natal  utilizando material reciclável.
 A oficina foi considerada positiva, pois pôde se trabalhar o tema meio ambiente de uma forma prática e divertida pelos alunos.

Apresentação de Natal


“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9.6
O Milagre do Natal
Está no nascimento do Nosso Salvador
Jesus Cristo,
Ele com toda certeza não deseja apenas um único instante de paz,
Mas deseja que todos tenham um milagre dentro de si e muita paz.
O Milagre de Natal está no sorriso de cada um,
No desejo de cada um de ser feliz.
Pois Milagres existem sim,
E acontecem todos os dias em nosso viver.
A Escola Santa Terezinha representada pelas alunas do 6º e 3º ano apresentam a coreografia "Um Milagre de Natal" Grupo Paradise.


Used to

Seguindo o material utilizado pela escola, nas turmas de 8º’s anos Matutino e Vespertino, um dos conteúdos a ser trabalhado é: “Used to.”
Para abordar tal conteúdo, iniciei as aulas com o filme “A árvore dos sonhos”, após o filme fizemos questionamentos relacionados a ele, bem como sobre o que os alunos “costumavam fazer” quando crianças.
Foram muitas atividades orais e escritas, pequenos textos para serem explorados, até concluirmos com cartazes referentes às memórias deles quando crianças com frases e ilustrações.
Acredito ter sido um trabalho produtivo e valioso, pois o resultado demonstrou o interesse, capricho e aprendizado do conteúdo pelos alunos.

Marinês Coldebella Dondé – Professora de Inglês

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Contação de História


 Contar histórias é descrever um mundo mágico onde tudo é possível e acontece. O mundo como é narrado na história faz toda diferença, pois aproxima a criança da vivência lúdica, proporciona momentos agradáveis  e estimula a compreensão e a imaginação.Os alunos do 1º, 2º,  e 3°  ano da Escola Municipal Santa Terezinha assistiram a contação da História ALEGRIA DE TALITA, apresentada  pela  professora  Elda, com a finalidade    de   ampliar a competência oral e  escrita dos   alunos, estimulando  assim o gosto pelo mundo dos livros e envolvendo-os   cada      vez mais      no universo      mágico    da      literatura infantil no ambiente escolar.

 
     

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Animais

       Os alunos do 3º ano vespertino  orientados pela professora Neide, desenvolveram diversas atividades sobre os Animais onde foram produzidos  gráficos, textos,  interpretações de textos, leituras de diversas obras sobre animais, pesquisa sobre diversas espécies de animais vertebrados e invertebrados e confecções de tartarugas com garrafas pet, incentivando os alunos a colaborar com o meio ambiente utilizando materiais recicláveis nas produções.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Geometria

 

Os alunos do 3ºano vespertino, da professora Neide desenvolveram o Projeto Geometria  confeccionando com o tangram duas histórias: A Fazenda e o Passeio de Marta.Também fizeram belas criações com os sólidos geométricos.Tendo como objetivo reconhecer os sólidos geométricos ,as figuras planas, a história do tangram e as partes pelo qual é composto.sendo assim fazendo com que os alunos tenham  conhecimento sobre a geometria, usando da criatividade e participação na construção de histórias com as figuras do tangram , e nas  criações de brinquedos com os sólidos geométricos utilizando o material reciclável (sucatas).



 


“Pode ou Não Pode”

       
   Os alunos do 5º ano matutino e     vespertino        da       Escola Municipal Santa Terezinha, juntamente com a  professora Elda Perdoncini nas aulas de leitura realizaram um trabalho referente a algumas ações de “Pode ou Não Pode” de acordo com seus  conhecimentos.
   Sabemos que o mundo virtual, vai progressivamente confundindo os  seus limites com o mundo real  no cotidiano de nossos adolescentes. E a internet, e outros equipamentos de tecnologia da informação vão transformando os  comportamentos e as formas de se relacionar com as famílias, com seus amigos, onde tudo pode, sem restrição alguma.



segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Cidadania

Sócrates foi, sem dúvida, um dos mais intrigantes filósofos de todos os tempos. Ele era um grande mestre da retórica e da oratória.
Retórica é a arte de bem falar e oratória a arte de falar em público. Aproveitando esses conceitos e o período eleitoral os alunos do 6º Ano Vespertino da escola Santa Terezinha simularam uma eleição onde os candidatos usando da retórica e da oratória tinham que expor suas propostas buscando melhorias para a escola. Foram formados três partidos e os candidatos ficaram responsáveis pelas suas apresentações. Agora é só esperar o debate e analisar quem é o melhor e fazer a escolha.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Festival de Talentos

     Na Semana da Criança realizamos o Festival de Talentos da Escola e tivemos a grata satisfação de contar com inúmeras apresentações como; piadas, cantos, coreografias, músicas e dramatizações.
 O Festival de Talentos foi sem dúvida um SHOW.
       Parabéns!

O Bilboquê

O Bilboquê é um jogo muito antigo, encontrado em diferentes países, como Japão, México, Estados Unidos e França, com pequenas variações em sua forma. Até hoje ninguém descobriu quem o inventou nem quando ele apareceu. Pinturas de artistas europeus indicam que o brinquedo era jogado pelos reis e pelos nobres e, muito possivelmente, pelas pessoas comuns, nas ruas. Sabe-se que no fim do século XVI, ele era conhecido e vendido na França. Segundo pesquisadores, bilboquê é uma palavra de origem francesa, e aparece em textos desde 1534.


Após uma pesquisa informativa no laboratório de informática, os alunos do 4º ano matutino e vespertino confeccionaram o seu próprio bilboquê, juntamente com a Profª Elizandra na disciplina de Artes e a Profª Daniela Casagrande, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ens. Religioso. Neste trabalho, foi abordado a importância do brincar, a valorização dos produtos artesanais e recicláveis, com o objetivo de alertar as crianças quanto ao consumismo extremo e a preservação do meio ambiente.